Suporte de segunda a sábado Ligue (88)3442.1402/99450.2300/(85) 99733.7814
More Website Templates at TemplateMonster.com!

Dúvidas sobre internet

Aqui tem conhecimento básico sobre alguns fundamentos.

A História da Internet

A Internet nasceu praticamente sem querer. Foi desenvolvida nos tempos remotos da Guerra Fria com o nome de ArphaNet para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos, mesmo que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear.

Quando a ameaça da Guerra Fria passou, ArphaNet tornou-se tão inútil que os militares já não a consideravam tão importante para mantê-la sob a sua guarda. Foi assim permitido o acesso aos cientistas que, mais tarde, cederam a rede para as universidades as quais, sucessivamente, passaram-na para as universidades de outros países, permitindo que pesquisadores domésticos a acessarem, até que mais de 5 milhões de pessoas já estavam conectadas com a rede e, para cada nascimento, mais 4 se conectavam com a imensa teia da comunicação mundial.

Nos dias de hoje, não é mais um luxo ou simples questão de opção uma pessoa utilizar e dominar o manuseio e serviços disponíveis na Internet, pois é considerada o maior sistema de comunicação desenvolvido pelo homem.

Com o surgimento da Word Wide Web, esse meio foi enriquecido. O conteúdo da rede ficou mais atraente com a possibilidade de incorporar imagens e sons. Um novo sistema de localização de arquivos criou um ambiente em que cada informação tem um endereço único e pode ser encontrada por qualquer usuário da rede.

Em síntese, a Internet é um conjunto de redes de computadores interligadas que tem em comum um conjunto de protocolos e serviços, de uma forma que os usuários conectados possam usufruir de serviços de informação e comunicação de alcance mundial.

Site

Um website ou site, também aportuguesado para saite ou sítio ("da Web" ou "da Internet"), é um conjunto de páginas web. As páginas num site são organizadas a partir de um URL básico, ou sítio, onde fica a página principal, e geralmente residem no mesmovdiretório de um servidor. As páginas são organizadas dentro do site numa hierarquia observável no URL, embora as hiperligações entre elas controlem o modo como o leitor se apercebe da estrutura global, modo esse que pode ter pouco a ver com a estrutura hierárquica dos arquivos do site.

Um site, sítio ou saite é, normalmente, o trabalho de um único indivíduo, empresa ou organização, ou é dedicado a um tópico ou propósito em particular. É difícil dizer com clareza até onde vai um site, dada a natureza de hipertexto da Web.

e-mail

O e-mail se tornou tão importante e comum em nossas vidas, que nem paramos para pensar como ele surgiu, qual seu propósito ou mesmo como ele foi inventado.

Ao pé da letra, e-mail significa correio eletrônico (electronic mail). Ou seja, o e-mail nada mais é que um correio, como o convencional, onde recebemos cartas e encomendas dos carteiros. Porém, ele é feito de uma maneira digital, totalmente eletrônica.

Aqui, surge a primeira curiosidade.
Você sabe o motivo do nome "correio"? Não? Simples, vem de correr.
Isso porque na antiguidade, a troca de mensagens ocorria por meio de mensageiros que simplesmente corria para entregar algum recado ou encomenda.

Neste ponto da história, os animais tiveram muita importância no desenvolvimento do sistema de correios. Inicialmente, usava-se cavalos para percorrer longas distâncias de uma maneira mais rápida, para fazer as entregas.

Também há constatações que algumas espécies de aves, como pombos, eram usadas para fazer entrega de correspondências, são os pombos-correio.

Roteador

O roteador é um aparelho usado em redes de computadores para o encaminhamento das informações acondicionadas em pacotes de dados, proporcionando conectividade entre os dispositivos como computadores, smartphones e tablets, em redes LAN com a internet.

Além disso, o roteador possui uma característica específica: buscar as melhores rotas para enviar e receber dados, podendo priorizar não só as transmissões mais curtas, como também as menos congestionadas.

Para conectar aparelhos que utilizam transmissão de dados via wireless e eliminar a necessidade de um computador estar conectado a um computador principal, a maior parte dos modernos roteadores possui potentes antenas para enviar e receber suas transmissões de pacotes de dados por redes sem fio e se conectam diretamente ao modem da internet de banda larga.

..